Capitu, sobre a corage de Luís Fernando Carvalho.
Prometo não ser tão longo quanto fui da ultima vez que postei, mas vamos ao que interressa.
Desde hoje é dia de Maria que Luís Fernando vem se aventurando em cosntruir novas estruras de linguagem na televisão, temos que ser bem claros, que se trata de televisão, não de cinema e que não é cinema na Tv.
Capitu faz parte desse experimentalismo de Luís Fernando que desonstroi o olhar televisivo de uma novela, e também das miniseries mais narrativas, não que CApitu seja narrativo, pois ela possui começo meio e fim, uma linha temporal definida e pontos altos e baixos dentro de uma dramaturgia convencional.
No entanto, a historia é contada com construção de fatores interessantissísmos.
1º A presença da palavra na imagem, que constroí à ação dos personagenes, ou seja a sua ação dramatica, assim támbem constroi a narratica para os espcatador e a palavra está presente não só para as personagnes, mas para quem assiste.
Claro que se trata da influência de Machado de Assis obra, é a referência clara da literatura.
2º A interpretação dos atores, diga-se grande elenco, que dialogo com o teatro Elizabetano, classiso, quase shakspiriano, dado pelo texto do seriado, o seu preciosismo, sempre respeitando a escrita de Machado de Assis.
3º Os cenários, que não se trata de um cenário comum, a direção de arte que age formtemente nos dando a impressão desse teatro que citei a pouco.
4º O simbolismo das imagens e sua força para contar a história, ou seja não se trata de uma imagem de registro é uma imagem construída, que não fica simplesmente em função dos atores mas de se contar uma história.
Prometo não ser tão longo quanto fui da ultima vez que postei, mas vamos ao que interressa.
Desde hoje é dia de Maria que Luís Fernando vem se aventurando em cosntruir novas estruras de linguagem na televisão, temos que ser bem claros, que se trata de televisão, não de cinema e que não é cinema na Tv.
Capitu faz parte desse experimentalismo de Luís Fernando que desonstroi o olhar televisivo de uma novela, e também das miniseries mais narrativas, não que CApitu seja narrativo, pois ela possui começo meio e fim, uma linha temporal definida e pontos altos e baixos dentro de uma dramaturgia convencional.
No entanto, a historia é contada com construção de fatores interessantissísmos.
1º A presença da palavra na imagem, que constroí à ação dos personagenes, ou seja a sua ação dramatica, assim támbem constroi a narratica para os espcatador e a palavra está presente não só para as personagnes, mas para quem assiste.
Claro que se trata da influência de Machado de Assis obra, é a referência clara da literatura.
2º A interpretação dos atores, diga-se grande elenco, que dialogo com o teatro Elizabetano, classiso, quase shakspiriano, dado pelo texto do seriado, o seu preciosismo, sempre respeitando a escrita de Machado de Assis.
3º Os cenários, que não se trata de um cenário comum, a direção de arte que age formtemente nos dando a impressão desse teatro que citei a pouco.
4º O simbolismo das imagens e sua força para contar a história, ou seja não se trata de uma imagem de registro é uma imagem construída, que não fica simplesmente em função dos atores mas de se contar uma história.
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