Bem Vindos

Sejam bem vindos ao olhos de guia, fiquem a vontade pra fazer um bom debate!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Capitu, sobre a corage de Luís Fernando Carvalho.

Prometo não ser tão longo quanto fui da ultima vez que postei, mas vamos ao que interressa.

Desde hoje é dia de Maria que Luís Fernando vem se aventurando em cosntruir novas estruras de linguagem na televisão, temos que ser bem claros, que se trata de televisão, não de cinema e que não é cinema na Tv.
Capitu faz parte desse experimentalismo de Luís Fernando que desonstroi o olhar televisivo de uma novela, e também das miniseries mais narrativas, não que CApitu seja narrativo, pois ela possui começo meio e fim, uma linha temporal definida e pontos altos e baixos dentro de uma dramaturgia convencional.
No entanto, a historia é contada com construção de fatores interessantissísmos.
1º A presença da palavra na imagem, que constroí à ação dos personagenes, ou seja a sua ação dramatica, assim támbem constroi a narratica para os espcatador e a palavra está presente não só para as personagnes, mas para quem assiste.
Claro que se trata da influência de Machado de Assis obra, é a referência clara da literatura.
2º A interpretação dos atores, diga-se grande elenco, que dialogo com o teatro Elizabetano, classiso, quase shakspiriano, dado pelo texto do seriado, o seu preciosismo, sempre respeitando a escrita de Machado de Assis.
3º Os cenários, que não se trata de um cenário comum, a direção de arte que age formtemente nos dando a impressão desse teatro que citei a pouco.
4º O simbolismo das imagens e sua força para contar a história, ou seja não se trata de uma imagem de registro é uma imagem construída, que não fica simplesmente em função dos atores mas de se contar uma história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário