Bem Vindos

Sejam bem vindos ao olhos de guia, fiquem a vontade pra fazer um bom debate!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Questionamentos sobre a representação da sociedade da informação e a busca por uma arte globalizada

A sociedade da informação constituída no século XX e XXI é marcada pela busca intensa por uma comunicação flutuante, onde o tempo de suas divulgações não pode esperar.
Será que essas informações divulgadas na Internet, rádios, jornais, TV’s, revistas, possuem uma verdadeira representação da sociedade? A busca pela denuncia política por grandes impérios midiáticos, cujo verdadeiro objetivo é o publico consumidor para manter o seu patrocinador, e não a busca de valores que constroem a sociedade. A manipulação da imagem, para manipular o telespectador e manter o controle do que as pessoas assistem, construindo um modelo de cidadão, já que o sistema precisa de um padrão preferencialmente consumista.
Os veículos de comunicação não são sinônimos de verdade. Orson Welles quando fez Guerra dos Mundos em 1941, anunciou no rádio que o EUA estava sendo invadido por naves espaciais, mesmo explicando que era uma peça de ficção deixou o país em um furor de pânico, provando o poder da comunicação e da palavra.
O que lemos, ouvimos, assistimos? Será se devemos sempre naquilo que está lá? Por que não produzirmos a nossa própria noticia?
A educação é cada vez mais feita pelos veículos de comunicação, que não dão direito de escolha a ninguém, o padrão educativo dos programas televisivos é absurdo, sobram poucos que são discriminados porque não estão nesse padrão.
Quando a televisão chegou à casa das pessoas seu objetivo inicial não foi o de educar, mas sim de entretenimento. Imagine a qualidade dos programas! No Japão depois da segunda guerra mundial os EUA possuíam o controle daquele país e usou a TV para doutrinar as pessoas, e não funcionou, povo japonês percebeu, ou seja, a TV sempre possuiu o interesse de criar padrões de comportamento.
A resistência da cultura a esta invasão dos impérios da comunicação, é urgente, para manter características culturais que estão sendo dilaceradas, e mudando de maneira equivocada seu modo fazer, buscar, pensar e produzir, cultura, mais precisamente arte, servindo a interresses de se trabalhar em busca de uma igualdade globalizada, mudando sua cultura e não evoluindo com ela. Isso é um erro. Descaracterizando-se perdendo traços das individualidades.
A arte precisa questionar os modelos impostos por aqueles que auto intitula-se representantes da sociedade, patronos da moral e dos bons costumes, onde as informações chegam a nós de forma contraditória e controlada.
Os artistas precisam sair dos teatros, galerias de arte, cinemas, museus, procurando uma nova atitude artística, um novo posicionamento cultural, dando direito de escolha à todos e todas, quem saber até invadir TV´s, internet, produzir jornais, criando uma contra-informação fazendo perguntas a verdades impostas. Quebrar os padrões.
A falta de subjetividade do cinema americano salva-se alguns, deixou o mundo com preguiçar de pensar, e sua estética. Que estética? Violência gratuita, sem a construção de imagem, mostra a falta de compromisso do cineasta que o fez, e de quem o veicula, pois a arte enlatada sempre terá o mesmo gosto, a construção de uma narrativa previsível, repetitiva, não surpreende e me faz dormir nas salas de cinema.
Ao fazer uma arte compromissada com a estética, e novos anseios da sociedade, buscando o limite da linguagem artística, deixando de ser convencional mudando o seu comportamento, sem subestimar o espectador mostrando-se ao publico, o convencendo de que é necessária uma nova atitude com o mundo.
Assim incomodaremos!

6 comentários:

  1. Olá!!

    Parabéns pelo belo artigo, nem posso chamar tal texto apenas de post, pois foi muito bem redigido e com uma narrativa bem tranquila, confesso que havia um certo "tempo" que não lia um testo tão esclarecedor ..

    Acho que a TV é um meio de disseminar informação, e vai de quem a procura, assim também a internet.. hoje se discute o fim da blogosfera.. e eu nãoa credito nisto , afinal .. cada um sabe aonde procurar o que deseja.. e a TV está recheada disto :)

    Dias atrás vi uma palestra na internet (está em meus poste anterior) sobre mídias sociais e as escolas do século 21, seria a interferncia destes no aprendizado das pessoas ^^

    Aeh abraços .. queria poder comentar mais ... mas me falhou algums coisas que fui lembrando enquanto lia...

    Abraços e sucesso com o blog!!

    :*
    .o/

    ResponderExcluir
  2. Grande parte da mídia brasileira aliena com quem interage com a mesma, impondo opinioes, mudando conceitos da grande massa.

    adorei o texto, esclarecedor..

    ResponderExcluir
  3. Que texto exelente espero um dia pode postar assim e a respeito do texto realmente a grade parte da mídia brasileira faz com que se mude o conceito a respeito de sertas coisas

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruno, vim agradecr a visita ao meu blog e aproveito para parabenizá-lo pelo belo lugar que tem aqui, gostei muito. Estou começando a apreciar mais os curtas metragens conhecendo alguns muito bons feitos aqui em PE.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. BRUNO

    Vim aqui hoje ver as últimas.
    Mas, ainda não há...

    Um abraço.

    ResponderExcluir