Antes de uqlaquer coisas peço desculpas a quem sempre visita por ter demorado a escrever estava dando continuidade outras coisas, mas talvez nem saibam o quanto me faz falta deixar de escrever e agradeço a quem sempre vem.
Sempre quando o BBB recomeça me pergunto por quê as emissoras de televisão nos oferecem tais programas, no entanto temos que ter a compreensão de que se trata de linguagem televisiva mas não construção de obras de arte, e saber que televisão é um veiculo de resultados rápidos por isso não interessa a ela ter programas que façam que as pessoas pessem ou quaisquer outas coisas, ela precisa de impacto.
Nessa nescessidades implica em numa construção de linguagem extremanente simples e que possa ser ouvida, a televisão é muito auditiva, nas novelas os planos é em sua maioria tratan-se de primeiros planos, por dois motivos, o primeiro se trata de que a imagem do artista, do ator ou atriz seja reconhecido, e no primeiro plano existem poucas coisas a serem observadas um numero pequeno de detalhes, e não se trata de ter um rosto como paisagem, o reconhcimento é um fator comercial.
Se formos pra um pouco e pensar na televisão, ela não é um veiculo de transmissão de arte, é sim um veiculo de imposição de mensagens, é uma vitrine de vendas, o que me deixa extremanente preocupado é o novo conceito de artsita colocado nos programas.
Para artista é aquele que produz objetos de arte, leia-se livros e outras coisas. A pergunta que não quer calar. O que os "artsitas" do BBB produzem?
Sinceramente, eu não sei, tenho certeza de uma coisa, eles são manipulados para dar dinheiro é claro, existem uma série de outros fatores que fazem com que o programa dê certo, o fato que chama a minha atenção essas pessoas agora chamada de artistas, e não o são, artista é Sebastião Salgado, fotografo, Ivo Lopes cienasta, esses pessoas contribuem para o mundo com os seus trabalhos e o, mas um BBB o que ele pode ser? Nego-me a respoder está pergunta, pois pode haver nela preconceito por minha parte, é para mim dificil de ver algo produtivo, mas eles estão vivendo uma experiência da confinamento, eu prefiro ver Marina Abramovc, se é pra citar uma arte que chega nos limites.
Não por favor, é um os realitys shows foi um trunfo da TV par que podessem criar outro tipos de "artistas", o modelo convencional estava funcionando mais. Esse é um articio do capitalismo selvagem, estranaria se não fosse.
Ahhh, Nam June Paik
Oi Bruno, vc tem toda razão, não sei em que categoria de artistas esses personagens do BBB podem estar incluídos, é lamentável... Mas tem gente que gosta né? E muita gente por sinal.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário no blog, que bom que gosta de lá!
Beijo pra tu!